JORNADAS EM CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO AMBIENTE 01 DE MARÇO 2018

Enquadramento e objetivos

No quadro da sociedade e da economia do conhecimento, a sustentabilidade das atividades humanas e dos territórios exigem mecanismos e medidas cuja eficiência e eficácia dependem da capacidade política, social, económica, técnico-científica e tecnológica mas, acima de tudo, organizacional. A apreensão e a gestão da realidade visam o equilíbrio dos interesses sociais, o desenvolvimento económico e a conservação ambiental no quadro da complementaridade de espaços, atividades, usos e funções presentes no território.

A I&D+i e o ensino de pré-graduação (CTESP de Gestão e Qualidade Ambiental; CTESP Gestão de Riscos e Proteção Civil), de licenciatura (Ciências e Tecnologias do Ambiente) e mestrado (Gestão Ambiental e Ordenamento do Território) na ESA-IPVC acompanham os avanços técnico-científicos e as necessidades dos estudantes e da sociedade. Neste âmbito a ESA-IPVC desenvolve e aplica conhecimento nas áreas de sistemas ambientais e gestão de recursos naturais, na implementação e auditoria de sistemas de gestão, em tecnologias e qualidade ambiental, bem como, em instrumentos legais e tecnológicos de planeamento e gestão territorial.

No âmbito da 3ª Semana das Ciências da Terra e da Vida desenvolvem-se as 8as Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente que visam:

  1. apresentar e discutir temas atuais sobre processos centrais e transversais à natureza e aos objetivos destas áreas de i&D+i e ensino por individualidades de reconhecido mérito académico e profissional, com a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC, entidades e profissionais do setor;
  2. divulgar publicamente os objetivos, o desenvolvimento e o funcionamento de atividades promovidas na ESA-IPVC;

iii. reconhecer e homenagear o mérito académico e profissional de alumni bem como, o apoio e colaboração de entidades parceiras da ESA-IPVC nesta área de ensino e trabalho.

No alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, as comunicações orais das 8as Jornadas em Ciências e Tecnologias do Ambiente organizam-se em dois painéis, “Alterações climáticas: riscos, minimizarão e adaptação”, e Gestão de Recursos Naturais e Território: modelos para a resiliência e sustentabilidade”.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Cristina Rodrigues, Ana Isabel Ferraz, Bruno Caldas, Cláudio Paredes, Joaquim Alonso, Joana Nogueira, Leonel Nunes, Maria Isabel Valin, Maria Gabriela Dias, Miguel Brito, Sandra Silva

 

PROGRAMA

Alterações climáticas: riscos, minimização e adaptação

Moderação: Joaquim Alonso, Cláudio Paredes, Leonel Nunes

9:15 A avaliação e gestão de riscos de incêndios florestais em contextos de Mudanças Climáticas, Engº Emanuel Oliveira,

9:35 Compromisso do sector florestal com os objetivos do desenvolvimento sustentável, FSC Portugal

9:55 Plano Intermunicipal para as Alterações Climáticas do Alto Minho, Engª Sandra Estevens, Agência do Ambiente e Energia do Alto Minho

10:15 Debate

10h45 – Sessão de posters

Apresentação de trabalhos de final de curso de alunos Licenciados em Ciências e Tecnologias do Ambiente

Gestão de Recursos Naturais e Território: modelos para a resiliência e sustentabilidade

Moderação: Ana Cristina, Gabriela Dias, Miguel Brito

11:10 Planos de Gestão de Perdas de Água em sistemas de abastecimento de água, Engª Laura Sofia Vieira, AGERE

11:30 Cadastro de Redes de Abastecimento e Saneamento

11:50 Guimarães – Município Sustentável 2017, Engº Jorge Cristino, Câmara Municipal de Guimarães

12:10 Debate

12h40 – Entrega de Prémios de Mérito

Distinção de mérito: Entidades Parceiras

Distinção de mérito: Percurso Académico

Distinção de mérito: Percurso Profissional